A Plataforma Lisboa em defesa do SNS está a divulgar de 27 a 29 de Agosto, as Olimpíadas da saúde, por todas as maternidades do distrito. Esta iniciativa vai ter lugar, na Maternidade Alfredo da Costa, no dia 30 de Agosto, a partir das 16h00.
Defender o SNS e os seus Profissionais é o lema das Olimpíadas da Saúde. Nos últimos anos têm-se vindo a agravar os problemas do SNS em geral, e em particular o funcionamento das urgência de ginecologia/obstetrícia, dos blocos de partos e mesmo de pediatria, consequência de décadas de políticas de desinvestimento do SNS, e desvalorização dos profissionais de saúde, conduzindo a graves retrocessos dos direitos das grávidas e das crianças.
Temos vindo a assistir situações inacreditáveis e o resultado está à vista: a insegurança instalada perante os encerramentos constantes, fazendo com que as grávidas tenham que percorrer centenas de quilómetros de distancia, na incerteza de ter uma porta aberta, provocando a angustia num momento da vida em que se precisa de tranquilidade.
A Plataforma no seu comunicado apela à participação “Se és profissional de Saúde e/ou utente, esta luta é tua!”