MUNICÍPIO DE MAFRA REMUNICIPALIZA OS SERVIÇOS DE ÁGUAO primeiro município a privatizar/concessionar a água em Portugal, corria o ano de 1994, para a então Générale des Eaux, é o primeiro a remunicipalizar os serviços de água e saneamento. Recorde-se que a Génerale des Eaux, hoje Veolia, vendeu em 2013, todas as concessões que detinha em Portugal aos chineses da Beijing Waters, por 95 milhões de euros. A campanha - Água é de todos - saúda e apoia a decisão da C.M. de Mafra de retomar o controlo e a gestão pública da água, pondo fim a um contrato ruinoso que, como uma vez mais se comprova, lesa gravemente os interesses municipais, os direitos das populações e dos trabalhadores.

Esta primeira remunicipalização, esperando nós que outras se sigam, defende os interesses do município, dos habitantes de Mafra, prevendo-se a redução de tarifas em 5%, e dos direitos dos trabalhadores do sector, assumindo que todos os trabalhadores transitarão para a futura entidade gestora municipal. Perante esta decisão, apelamos ao município de Vila Real de Santo António, que se prepara para privatizar os serviços de água. para que recue nesse caminho e mantenha a água sob gestão 100% municipal.