sintab_logoO Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), que representa centenas de trabalhadores nas grandes áreas comerciais, tais como Continente e Bom Bocado, não pode deixar de se surpreender, diremos mesmo indignar ao tomar conhecimento das afirmações públicas de um proclamado grande empresário de seu nome Engº Belmiro de Azevedo, relativamente às necessidades que parece estar a sentir no sentido de levar a efeito uma redução de trabalhadores nos quadros de pessoal, desta actividade comercial onde detém uma farta quota de mercado.
Das afirmações que, assiduamente, vai fazendo nos locais que melhor servem os seus interesses, umas são surpreendentes e outras contraditórias revestindo-se de “roupagens” novas para atingir fins antigos, os quais se descodificados vão sempre parar a uma estratégia que tem subjacente a almejada exploração máxima dos trabalhadores.

Vem isto a propósito do recente anúncio, logo divulgado pela comunicação social, em que o Senhor Engº Belmiro de Azevedo, lança para a sociedade o aviso muito solene de que até ao final das férias irá proceder a um despedimento de cerca de 100 trabalhadores, nomeadamente nos estabelecimentos comerciais sitos Cascais Shopping.
Quem esteja atento, não pode deixar de equacionar que a imposição da abertura destes estabelecimentos no dia 1 de Maio e o prolongamento dos horários de funcionamento para além daquilo que estava autorizado, veio acompanhada das justificações de que tais medidas se impunham para dar a ganhar mais umas “coroas” aos trabalhadores, e assegurar e aumentar os postos de trabalho.
A Direcção do SINTAB, já questionou o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais e disponibilizou-se para discutir esta questão tendo em vista a defesa dos postos de trabalho e informa que não deixará de esclarecer a população e de mobilizar os trabalhadores para a luta em defesa dos seus direitos e interesses.