A União dos Sindicatos de Lisboa - CGTP-IN, promoveu no dia 5 de Dezembro, pelas 15H00 junto ao Ministério do Trabalho uma Tribuna Pública, no âmbito  da Semana Luta de Combate à Precariedade.

Nesta Tribuna pública participaram trabalhadores e activistas sindicais de diversos sectores: das telecomunicações, mais precisamente dos Call Centers, do comercio, do sector financeiro, das Industrias eléctricas, da hotelaria, da administração local, arqueologia, da EPAL, do LNEC.

A União dos sindicatos de Lisboa- CGTP-IN também interveio na pessoa do seu Coordenador Libério Domingues, que referiu a importância desta luta e como esta deve ser assumida por todos os trabalhadores, ...“o combate à precariedade e a exigência  da passagem deste trabalhadores ao quadro das empresas deve estar sempre presente em qualquer caderno reivindicativo”, lembrou Libério.

O secretário-geral da CGTP Arménio Carlos encerrou esta Iniciativa e fez referência à dimensão desta chaga social. Em Portugal, mais de 1 milhão de trabalhadores têm contratos com vínculos precários. Lembrou que o patronato tem como objectivo a generalização da precariedade, trabalhadores sem direitos, com baixos salários e horários desregulados.

Na área Metropolitana de Lisboa mais de 240 mil trabalhadores por conta de Outrem têm um vínculo precário e constituem 21,2% (mais de um quinto) dos trabalhadores por conta de outrem. A estes se juntam uma serie de situações atípicas, muitas ilegais ou clandestinas, não contabilizadas pelas estatísticas, mas vividas diariamente nos locais de trabalho.

A Tribuna terminou com a leitura de uma Resolução que foi aprovada por unanimidade.