capa_contra_desigualdade_mulheres_homensA União dos Sindicatos dos Sindicatos de Lisboa – USL/CGTP-IN –  em conjunto com os sindicatos dos sectores Financeiro, Comércio, Transportes, Correios eTelecomunicações, estiveram durante a manhã de hoje, dia 18 de Fevereiro, junto do Fórum Telecom (Picoas), realizaram uma concentração que juntou vários activistas sindicais que aproveitaram a Cerimónia de Assinatura de Compromisso na Área da Igualdade de Género, a ser subscrito por parte de 21 empresas e a CITE.

Porque as discriminações e a desigualdade de tratamento e oportunidades persistem nos locais de trabalho, e em muitas destas empresas, nomeadamente no Grupo AUCHAN e na CARRIS que não concedem horários de trabalho que permitam às mães trabalhadoras, com filhos menores de 12 anos, conciliarem a sua vida profissional com a vida familiar. O BES e o SANTANDER TOTTA, também são duas das empresas que vão assinar o compromisso, no entanto estes bancos tem por norma despromover, na função desempenhada, as trabalhadores quando regressam de licença de maternidade, algumas destas mulheres, antes de engravidarem, desempenhavam determinadas funções, nomeadamente: gestoras, assistentes de venda e gerentes que quando regressam são afastadas dessas mesmas funções.

O SINTAF, STRUP e o CESP bem como o SNTCT estiveram presentes não só para denunciar estas e outras situações concretas, como também para propor, exigir e lutar pelo respeito e salvaguarda dos direitos de Igualdade e da conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.