- Detalhes
- Acessos: 3290
As diferenças salariais entre mulheres e homens continuam a persistir no mercado de trabalho. Este dado traduzido em dias, significa, durante um ano, são 79 dias de trabalho das mulheres sem remuneração, segundo um estudo da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP. Os baixos rendimentos, a subvalorização do trabalho das mulheres e a segregação existentes em alguns sectores de actividade contribuem para acentuar as desigualdades sociais e perpetuam a situação de pobreza a que muitas trabalhadoras são votadas.
Ler mais: ESTÁ NA HORA DE COMBATER A DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS
- Detalhes
- Acessos: 2920
A União dos Sindicatos de Lisboa e a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN realizou ontem, na Rua do Carmo, uma tribuna pública que assinalou o dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa esteve inserida na Semana da Igualdade (6 a 10 de Março), organizada pela Intersindical Nacional, sob o tema Valorizar o trabalho – Efectivar a Igualdade. A Tribuna de Rua contou com a moderação da Jornalista Maria José Garrido, jornalista da TVI e com a participação de diversos oradores.
Ler mais: TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- Detalhes
- Acessos: 3000
A Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens, organização específica da CGTP-IN, e a União dos Sindicatos de Lisboa, vão realizar este ano, no âmbito das comemorações deste dia, uma marcha pelo caminho da igualdade. Esta marcha terá início às 14 horas na Maternidade Alfredo Costa e culminará junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Ao longo do percurso vão ser feitas paragens em diversos locais de trabalho. Desde os finais do século XIX, irromperam lutas e greves de mulheres contra os horários de 16 horas diárias e salários de miséria nas fábricas, pelo direito de voto, pela melhoria das condições de vida e de trabalho, pela igualdade e o fim das discriminações.
Ler mais: MARCHA PELO CAMINHO DA IGUALDADE - 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
- Detalhes
- Acessos: 3082
A Comissão Distrital para a Igualdade entre Mulheres e Homens da USL/CGTP-IN (CDIMH), vai estar na escadaria da Assembleia da República, amanhã de manhã, Dia da Igualdade Salarial, 6 de Março, para fazer cumprir os objectivos desta data: sensibilizar a opinião pública para a disparidade existente nos salários entre homens e mulheres nos vários países europeus e de incentivar a tomada de medidas para alterar esta realidade no mercado laboral. A CDIMH realiza, naquele local, uma conferência de imprensa em que irão estar presentes trabalhadoras dos vários sectores de actividade onde a discriminação e desvalorização salarial é uma realidade. No final da iniciativa será entregue um "Dossier" à Secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, onde se exigem políticas que promovam o combate à discriminação e valorize o trabalho das mulheres.
- Detalhes
- Acessos: 3217
A Comissão distrital para a Igualdade entre Mulheres e Homens de Lisboa e o MDM, realizaram uma manifestação do Príncipe Real para o Largo de Camões. Esta manifestação teve como particularidade a passagem de testemunhos entre organizações e gerações em prol da igualdade. Actualmente as mulheres trabalhadoras confrontam-se diariamente com o agravamento das desigualdades, do desemprego, do aumento da exploração. Nesta Estafeta foi assinalado 0 40º aniversário do 25 de Abril de 1974 e a importância da revolução no alcance de direitos e liberdades fundamentais para as mulheres Portuguesas. No Largo de Camões intervieram em nome da CDIMH de Lisboa, Célia Portela, Fátima Amaral do MDM e Arménio Carlos Secretário-geral da CGTP-IN. Aprovou-se uma Moção com 8 reivindicações. Depois seguiu-se um momento cultural com declamação de poesia, actuação do grupo de Cavaquinhos de S. Vicente de Fora e a actuação de um grupo de dança tradicional Cabo Verdiana de Sintra.
Ler mais: DIA INTERNACIONAL DA MULHER - DIA PARA ASSINALAR AS RAZÕES DA LUTA DE TODOS OS DIAS!
- Detalhes
- Acessos: 3320
A Comissão para a Igualdadade entre mulheres e homens da USL/CGTP-IN, realizou esta manhã uma acção de contacto no Cais do Sodré que visou esclarecer os trabalhadores e trabalhadoras das desigualdades que ainda exitem entre mulheres e homens no que respeita ao valor dos seus salários. As mulheres continuam a ganhar menos que os homens, em Lisboa recebem em média menos 19,3% por mês o que equivale a uma semana de trabalho "gratuito" todos os meses. A desigualdade salarial é maior nos níveis de qualificação mais elevados, os sectores onde trabalham mais mulheres são os sectores mais mais pagos, a desigualdade salarial está a aumentar, as mulheres são as mais afectadas pelos baixos salários e 18,2% das mulhres portuguesas vivem risco de pobreza.
Esta é uma realidade que tem de ser denunciada e combatida, porque a igualdade entre mulheres e homens é o progresso de todos! A União dos Sindicatos de Lisboa apela à participação de todos na Estafeta pela Igualdade que se realizará sábado, 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, entre o Princípe Real e o Largo Camões pelas 15 horas. Vem passar o testemunho pela igualdade!
- 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EM LUTA PELA MUDANÇA! IGUALDADE! CONFIANÇA!
- EMPRESAS ASSINAM COMPROMISSO PELA IGUALDADE DE GÉNERO MAS PROMOVEM A DESIGUALDADE!
- UM BALANÇO POSITIVO - 5 ANOS APÓS A ALTERAÇÃO À LEI DA IVG
- USL E MDM REÚNEM COM A SECRETÁRIA DE ESTADO DA IGUALDADE
- CENTENAS ASSINALAM DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM LISBOA!
- 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER! MARCHA PELA IGUALDADE E CONTRA A EXPLORAÇÃO - 14H30 CHIADO - RUA DO CARMO
- 300 ACTIVISTAS SINDICAIS EM CORDÃO HUMANO PELA IGUALDADE
- 4 MARÇO - COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM LISBOA
- VISITA A PORTUGAL DE DELEGAÇÃO DA PFL
- 8 DE MARÇO 2010 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER