1º DE MAIO 2025
25 DE ABRIL SEMPRE

O SNS celebrou no dia 15 de setembro 45 anos, sendo uma das maiores conquistas sociais alcançadas com o 25 de Abril. A proteção da saúde foi consagrada na Constituição da República Portuguesa como um direito fundamental, assegurado pelo SNS, que, apesar de enfrentar uma forte ofensiva, continua a ser a melhor garantia para todos os que necessitam de cuidados médicos.

Atualmente, há uma carência significativa de profissionais de saúde. Muitos estão a abandonar o setor devido às baixas remunerações, à falta de carreiras dignas e às más condições de trabalho. Estes fatores levam à sobrecarga dos trabalhadores, que são obrigados a lidar com ritmos de trabalho extenuantes, agravados pela saída constante de colegas.

O SNS não pode ser subjugado aos interesses mercantilistas dos grandes grupos económicos da saúde, que procuram explorar a mão de obra qualificada e substituir o papel do Estado. O objetivo dos privados é o lucro, muitas vezes à custa do financiamento público, enfraquecendo a capacidade do SNS e aumentando a exploração dos trabalhadores, enquanto reduzem os direitos das populações.

Somente com um SNS forte se pode garantir o acesso universal aos cuidados de saúde, conforme consagrado na Constituição. Esta luta é de todos nós. Participa!