CGTP-IN CONDENA MORTE DE SINDICALISTA SAHARAUIA CGTP-IN expressa o seu profundo pesar à família, aos amigos e à Coordenadora de Saharauis Desempregados de que era dirigente o sindicalista e preso político Brahim Saika, que morreu depois de ter sido preso e torturado pelas autoridades marroquinas. A CGTP-IN denuncia e condena a forma arbitraria como as autoridades ocupantes de Marrocos trataram este sindicalista e dirigente sindical Saharaui e violando todos os seus direitos.

Este sindicalista foi preso antes de um protesto já agendado para chamar a atenção para a grave situação em que se encontram os trabalhadores Saharauis, vítimas de descriminação e de violação dos seus direitos laborais. O percurso do Brahim Saika desde a sua prisão até à sua morte, evidencia a prática recorrente de repressão política e laboral das autoridades marroquinas contra os trabalhadores Saharauis, recorrendo a todas as formas de violência e tortura para impor o medo e a subjugação colonial de todo um povo.

A CGTP-IN reitera a sua solidariedade e apoio aos trabalhadores e ao povo Saharaui, aos seus sindicatos e à UGTSARIO, a central sindical Saharaui, que persistem de forma abnegada na luta pela concretização do inalienável direito à autodeterminação, a um Estado independente e soberano e a um futuro de paz e justiça social.