11º congresso usl documentosRealizado nos passados dias 13 e 14 de Novembro, sob o lema, “MAIS UNIÃO! COM CONFIANÇA NA LUTA, MAIS FORÇA A QUEM TRABALHA!” o 11º Congresso da União dos Sindicatos de Lisboa assenta nessa exigência, com o entendimento e convicção de que a força dos trabalhadores, unidos e organizados, é determinante na luta de classes, o motor das grandes transformações da sociedade. É nos locais de trabalho que os trabalhadores percebem melhor a exploração, que se desencadeia o conflito laboral e a acção reivindicativa, é a partir de lá que a consciência de classe e a luta de massas se ampliam e desenvolvem. É nos locais de trabalho que se concentram e se sindicalizam os trabalhadores, onde se elegem os delegados sindicais e os seus representantes, onde se recrutam quadros para os diferentes níveis da estrutura sindical. Neste sentido, o XI Congresso da USL elegeu como objectivos centrais da sua intervenção. Reforçar a organização, afirmando a acção sindical integrada, para uma melhor e mais eficaz intervenção dos sindicatos. Promover a unidade dos trabalhadores no quadro da plena consideração dos princípios e objectivos da CGTP-IN. A acção sindical integrada tem-se demonstrado como o método de trabalho mais consequente para consolidar a presença e afirmação dos sindicatos nos locais de trabalho, reforçar a organização de base, promover a acção reivindicativa e desenvolver a luta. A USL pode e deve, no quadro das suas competências, ter um papel fortemente dinamizador dessa acção.

Ler o Programa de Acção aprovado no Congresso.

Ler o Documento de Caracterização do Distrito.

Ler as Prioridades para a Acção Sindical.