No 1º de Maio, Dia do Trabalhador de 2026, realizamos a 43.ª Corrida do 1º Maio. O direito ao lazer à cultura e desporto, são direitos fundamentais que a CGTP-IN, reivindica para todos os trabalhadores.
No dia 1 de maio, foram centenas os atletas que correram, pelas ruas da cidade de Lisboa, esta é uma da prova de atletismo, onde se corre pelo gosto de correr, pelo gosto de estar com os outros, com todos os outros, crianças, jovens, homens e mulheres de todas as idades, puderam participar, pois tínhamos provas de atletismo para diferentes condições físicas. A minicorrida ou caminhada, de 4km, com partida da alameda D. Afonso Henriques e chegada ao parque dos Jogos 1º de Maio, e para os que têm mais resistência, a prova foi de 15 km, com partida no Estádio 1º de Maio.
A luta pela redução do horário de trabalho é fundamental para garantir que os trabalhadores tenham vida para além do trabalho, dispondo de mais tempo para a família, para o lazer e para a prática de desporto e outras actividades.