Seguida de Debate com a participação de: Filipa Patrício (argumento e produção) e Luís Farinha (Professor e historiador)
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a União dos Sindicatos de Lisboa vai proceder à exibição do filme “A Cor da Liberdade” seguido de conversa com Filipa Patrício (argumento e produção do filme) e Luís Farinha (Professor e historiador) no dia 5 de Junho de 2024, às 16h45, na Casa Sindical de Lisboa (Av. Álvares Cabral, 19).
A Cor da Liberdade é um documentário que parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através das memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas. Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar.
Assinalar os 50 anos de Abril é também lembrar as grandes lutas travadas durante o fascismo, os homens e mulheres que levaram a cabo a resistência antifascista e cuja ação (com enormes custos em perseguições, prisões e assassinatos) é indissociável da vitória alcançada em 1974 sobre o regime fascista e o processo revolucionário que se lhe seguiu.
Porque é fundamental preservar, divulgar e valorizar esta tão importante memória, que é parte viva e indissociável da nossa luta, pelo presente e pelo futuro.