A CGTP-IN celebra o seu 54º aniversário com a inauguração no dia 1 de Outubro de 2024, pelas 15 horas, no Espaço Memória–Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, na antiga fábrica da MUNDET no Seixal.
O Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual irá gerir o património documental e museológico da CGTP-lN e promover iniciativas que fomentem o estudo, investigação, aprofundamento do conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical português.
O Espaço Memória funcionará, também, como um espaço multifuncional, com áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, conferências e iniciativas afins, bem como com a realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.
Fazemos 54 anos, como dizia Saramago, …”Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir”. Os Sindicatos são indispensáveis para travar combates por um modelo de desenvolvimento que dê dignidade e valorize o trabalho, para colocar a economia ao serviço das pessoas, para dizer não à exploração e à precariedade, porque temos direito a um futuro melhor com melhores salários, emprego estável e com direitos.