Vai ter lugar, entre 2 e 12 de Outubro, uma Jornada Nacional de Solidariedade sob o lema «Palestina Livre! Paz no Médio Oriente».
A Jornada, que já tem datas marcadas para Coimbra, Portalegre, Setúbal, Covilhã, Alpiarça, Beja, Porto, Évora, Leiria, Guarda, Viana do Castelo, Braga, Espinho, Faro, culminará numa manifestação em Lisboa, no dia 12 de outubro, às 15h, do Martim Moniz em direcção à Praça do Município.
Em outubro completará um ano da brutal intensificação da agressão de Israel contra a população palestina na Faixa de Gaza, que, ao dia de hoje, já provocou mais de 40 000 mortos e mais de 93 000 feridos.
Para além da destruição na Faixa de Gaza – com os indiscriminados e propositados bombardeamentos contra bairros residenciais, instalações médicas e hospitais, campos de refugiados, agências humanitárias, escolas, locais de culto ou culturais –, Israel incrementa o bloqueio que mantém a região sem energia e impede a entrada de alimentos, água, medicamentos e equipamento médico essencial, promovendo a proliferação da fome e da doença.
Ao mesmo tempo, Israel lançou uma ofensiva de grandes proporções contra a Cisjordânia que acentua os efeitos da violência diária do exército e dos colonos israelitas e que provocou mais de 6 mil vítimas, entre mortos e feridos.
É preciso pôr fim imediato ao genocídio do povo palestino, impunemente levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza. É urgente a Palestina Livre e a Paz no Médio Oriente!
A solidariedade com o povo palestino tem de prosseguir!