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No dia 17 de Março, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, vai organizar uma concentração a partir das 17h30 junto à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Os trabalhadores e a população reclamam um serviço público de Segurança Social em Vila Franca de Xira, de qualidade para os trabalhadores e os beneficiários. As actuais instalações do Serviço Local de Segurança Social não reúnem condições para prestar um serviço de qualidade à população de Vila Franca de Xira, quer em termos de espaço, acessibilidade e qualidade de funcionamento. Para além desta situação são fonte potencial de risco para a saúde de todos os que frequentam aquelas instalações como demonstra a sucessão de doenças apresentadas pelos trabalhadores que diariamente trabalham naquele espaço. É tempo de dizer basta pela sua saúde, pela saúde de todos, assim exigem o encerramento das instalações onde funciona o serviço de Segurança Social e a abertura de novas, em defesa da população e dos trabalhadores deste serviço.
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Os trabalhadores da Carris Tur estarão em greve nos dias 25, 26 e 27 de Março, em resposta à decisão da administração da empresa que vai no sentido de reduzir os salários, porque não quer aplicar, agora, a contratação colectiva que sempre foi aplicada aos trabalhadores da empresa, o Contrato Colectivo do Sector Rodoviário de Passageiros, que por acordo do STRUP impõe novos salários, que foram aplicados em Janeiro, mas retirados no mês seguinte.
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Na sequência de um protesto no interior do Ministério, realizado no dia 3 de Março, o Ministro da Saúde comprometeu-se a reunir com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para discutir as reivindicações dos trabalhadores, entre as quais estão as relacionadas com a redução da duração de trabalho para as 35 horas semanais, a eliminação da precariedade nos contratos e a valorização das carreiras profissionais específicas da Saúde.
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Os dirigentes e delegados sindicais das empresas públicas de transportes, reunidos ontem, em Lisboa, traçaram um plano de intervenção em torno das suas reivindicações que inclui uma acção de protesto, no dia 15 de Março, uma semana de luta, de 4 a 9 de Abril, e a recolha, até ao dia 31 de Março, de um mínimo de 4 500 assinaturas na petição para a revogação do decreto-lei 133/2013, a qual será entregue no dia 13 de Abril, numa concentração frente à Assembleia da República.
Os trabalhadores das empresas públicas de transportes reivindicam:
Ler mais: TRABALHADORES DAS EMPRESAS PÚBLICAS DE TRANSPORTE MARCAM AGENDA REIVINDICATIVA
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No dia 18 de Fevereiro, a Plataforma Lisboa em defesa do SNS, reuniu com a presidente da Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS), onde deixou as principais preocupações dos Utentes e dos Trabalhadores para que tivessem resposta positiva por parte do Ministério. A Plataforma lamentou que o Ministro da Saúde tenha encaminhado o pedido de audiência para a ACSS, pois o que se pretendia abordar era, neste início de mandato do Governo, as suas opões políticas a fim de se saber se irão no sentido das nossas preocupações, ou seja, resolver a falta de acesso universal e de qualidade ao SNS e a situação preocupante dos seus trabalhadores.
Ler mais: A GRANDE LISBOA É A REGIÃO COM MAIS CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
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A iniciativa que hoje tomou lugar no Cais do Sodré, junto ao interface CP/Metro, visou esclarecer e informar os utentes para o problema da degradação em que se encontra a linha de Cascais. A linha de cascais é uma das linhas mais rentáveis da CP e é o único transporte público estruturante para as populações e trabalhadores dos concelhos de Oeiras e Cascais e assume uma particular importância para a zona ocidental da cidade de Lisboa. A supressão de Comboios nas horas de ponta, acarreta grandes problemas para muitos trabalhadores.
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O SITAVA - Sindicato do sector da Aviação - veio já, e tendo presente a comunicação do Governo onde foi anunciada a recomposição accionista do capital social da TAP SGPS, assinalar que, embora esta decisão do Governo não seja a que era desejável, ela é, ainda assim, e por variadíssimas razões, uma importante medida que vem colocar o Consórcio privado em clara minoria. Depois da entrega da TAP pelo anterior governo ao grupo privado, não foi preciso muito tempo que ficasse demonstrado tudo aquilo que foi dito: de que este negócio iria colocar o funcionamento da empresa sob os interesses estratégicos do grupo privado e, estamos já confrontados com o negócio dos aviões Airbus trocados com a empresa Azul e que beneficiou a Azul em muitos milhares de euros; a compra pela TAP de aviões que a Azul tinha parados; ou o anúncio da eliminação de voos a partir do Porto e o anúncio de ligações Lisboa-Porto num negócio se subcontratação de serviços.
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A Urgência de Pediatria do Hospital de Santa Maria é constituída por Sala de Triagem, Sala de Tratamentos, Sala de Pequena Cirurgia, bem como Sala de Reanimação e Sala de Vigilância, incorporando ainda as 6 unidades no Serviço de Observação (SO) assegurados por 4 enfermeiros, um número manifestamente insuficiente, tendo em conta a necessidade do acompanhamento das crianças e a resposta que é necessário dar em caso de emergência. A Direcção do Centro Hospital Lisboa Norte (CHLN) pretende assegurar os 6 postos de trabalho que compõem a Urgência com a imposição de trabalho extraordinário, que inviabiliza o gozo de folgas e descansos semanais. Mais, fazem depender o direito ao gozo de férias da realização de turnos extraordinários por parte da restante equipa.
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A linha ferroviária de Cascais tem sido alvo de um grande desinvestimento nos últimos 20 anos. Esta situação está a ter repercussões a vários níveis e são sistemáticas as avarias no material circulante que colocam em causa a segurança e afectam a já diminuta oferta de comboios previstos. A situação só não é mais grave porque os trabalhadores da EMEF e da CP têm conseguido reduzir os impactos negativos da falta de investimento na infra-estrutura e material circulante da linha de Cascais. Acresce a supressão dos comboios de São Pedro e a redução do número de comboios fora das horas de ponta e ao fim de semana. Esta situação tem contribuído para a degradação da qualidade do serviço prestado, considerando que os passageiros, em hora de ponta, deparam-se com carruagens cheias e sem lugares sentados, piorando ainda mais a segurança dos utentes.
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O anterior Governo PSD/CDS, prosseguindo aquele que foi sempre o seu objectivo, entregar os serviços públicos de águas e resíduos aos grupos privados, vendeu a Empresa Geral do Fomento (EGF), ao consórcio liderado pela SUMA/Mota-Engil, um negócio escandaloso que criou um monopólio privado de resíduos sem paralelo na Europa, com gravíssimas consequências e perigos para o ambiente e a saúde, e impôs a fusão dos sistemas multimunicipais de água e saneamento, criando três mega empresas, a Águas de Lisboa e Vale do Tejo - concessionada à EPAL, a Águas do Norte e a Águas do Centro-Litoral (mantendo-se a Águas Públicas do Alentejo e a Águas do Algarve), abrindo assim caminho à privatização e à transformação da água, bem essencial à vida, num negócio.
Ler mais: ASSINA A PETIÇÃO EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS
- PLENÁRIO DE TRABALHADORES DAS INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL
- PRIVATIZAÇÃO DA CP-CARGA É PREJUDICIAL PARA O PAÍS!
- CP CARGA – CORDÃO HUMANO - 28 DE JANEIRO
- CP CARGA - CONTINUA A ENTREGA DO PATRIMÓNIO PÚBLICO AOS PRIVADOS!
- TRABALHADORES DIZEM NÃO À LIQUIDAÇÃO OU PRIVATIZAÇÃO DA CP CARGA!
- LUTARAM E VENCERAM - A REPOSIÇÃO DO DIREITO AO TRANSPORTE AOS FERROVIÁRIOS!
- PLATAFORMA EM DEFESA DO SNS SOLICITA AUDIÊNCIA AO MINISTRO DA SAÚDE
- FÓRUM FERROVIÁRIO - CP E EMEF - REGRESSO AO FUTURO