Solidariedade

Pela Paz ! Não à guerra contra o Irão!

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) organiza, no próximo dia 16 de Janeiro pelas 18h30, na Casa do Alentejo em Lisboa, a sessão “Irão na Mira dos EUA”, onde será abordado o aumento da tensão provocado pelo assassinato do general iraniano Qassem Suleimani, levado a cabo pelos EUA, no passado dia 2 de Janeiro.

O assassinato do general iraniano, cuja ordem partiu diretamente de Donald Trump, foi um ato de guerra destinado a escalar ainda mais o conflito no Médio Oriente e na Ásia Central. Insere-se na ofensiva contra o Irão, expressa na retirada dos EUA do «Acordo Nuclear», no regresso das sanções e dos bloqueios e nas constantes ameaças de agressão militar. Este atentado é mais um exemplo que demonstra serem os EUA a principal ameaça à paz, quer no Médio Oriente e Ásia Central como em todo o mundo.

A sessão terá a participação de José Goulão (CPPC), Carlos Almeida (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e Gustavo Carneiro (CPPC).

Contamos com a vossa presença.

SIM À PAZ NÃO À NATO – CONTRA A CIMEIRA DA NATO

Realizou-se a 9 de Julho, em Lisboa, o acto público pela Paz e contra a NATO – bloco político-militar que realiza, nos dias 10 e 11 de Julho, a sua Cimeira em Bruxelas.

Várias centenas de pessoas desfilaram rejeitando que o governo coloque mais dinheiro na NATO e na indústria de armamento em detrimento dos salários e pensões dos trabalhadores e dos seus direitos; em detrimento do urgente investimento na saúde, na educação, na justiça, em infra-estruturas e na cultura. Entoando Paz Sim! NATO Não! pelas ruas de Lisboa, os participantes denunciaram os crimes da NATO e os perigos desta que é a maior ameaça à paz no mundo.

A CGTP-IN foi uma das mais de 40 organizações que subscreveram o apelo e participaram no acto público, onde se exigiu a dissolução da NATO, o fim da corrida aos armamentos e das bases militares estrangeiras, o desarmamento geral e controlado e o respeito por parte das autoridades portuguesas, dos princípios constitucionais, nomeadamente com o estabelecimento de um política externa de paz e cooperação.

A situação do país e do mundo colocam em evidência que a luta pela Paz é indissociável da defesa dos direitos e rendimentos dos trabalhadores e da valorização do trabalho.

BASTA DE CRIMES! NÃO À PROVOCAÇÃO DE TRUMP! LIBERDADE PARA A PALESTINA! PAZ NO MÉDIO ORIENTE!

A União dos Sindicatos de Lisboa e um conjunto vasto de organizações promoveram no dia 14 de Maio, no Largo Camões, em Lisboa, uma concentração onde:

- exigiram a condenação da política de colonização, limpeza étnica, ocupação e repressão, praticada por Israel contra o povo palestino desde há 70 anos;

-  exigiram  a paz no Médio Oriente, pondo fim às catástrofes geradas pelas guerras deste último quarto de século;

- protestaram contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel e a transferência para aí da sua embaixada;

- reclamaram do Governo Português que, nos fóruns em que participa, defenda o direito internacional e as resoluções da ONU respeitantes à Palestina e que reconheça formalmente o Estado da Palestina com capital em Jerusalém Oriental.

MAIS DE 150 ARTISTAS SOLIDÁRIOS COM OS TRABALHADORES DA EX-TRIUMPH!

As trabalhadoras (es) da TGI (Têxteis Gramax Internacional), ex-Triumph Internacional, foram confrontadas com a declaração de insolvência por parte da administração, estando com salários e complementos em atraso desde Novembro de 2017. Foi anunciado publicamente a realização de um concerto em solidariedade com estas trabalhadoras, organizado pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN e Sindicato dos Têxteis do Sul, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, a realizar-se no próximo dia 18 de Fevereiro (domingo), às 16h, no Pavilhão do Sport Clube Sacavenense.

Realizou-se hoje, 7 de Fevereiro, uma Conferência de Imprensa para apresentação do Cartaz.

Estiveram presentes na Conferência, para além de uma delegação de trabalhadoras da Ex-Triumph, Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, Libério Domingues, coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa e Manuela Prates do Sindicato dos Têxteis do Sul.

Neste concerto estão envolvidos cerca de 160 artistas que, no dia 18 Fevereiro, participarão no Concerto Solidário, contribuindo e alargando a onda de solidariedade entretanto desenvolvida com estas trabalhadoras.

MÚSICOS E BANDAS PARTICIPANTES:

·       A.P. Braga

CONCERTO SOLIDÁRIO COM AS TRABALHADORAS

DA EX-TRIUMPH

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

(Apresentação do Cartaz e Artistas Participantes)

7 de Fevereiro - 11h30

Sede da União dos Sindicatos de Lisboa

(Av. Engº Arantes e Oliveira, nº5 Sobreloja D, Olaias)

Depois do anúncio público do concerto organizado pela União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN e Sindicato dos Têxteis do Sul, com o apoio da Câmara Municipal de Loures, em solidariedade com as trabalhadoras da ex-Triumph, a realizar-se no próximo dia 18 de Fevereiro (domingo), às 16h, no Pavilhão do Sport Clube Sacavenense,  realiza-se amanhã uma Conferência de Imprensa.

ATO PÚBLICO DE SOLDARIEDADE COM A PALESTINA É HOJE!

É HOJE! DIA 31.01. FRENTE À EMBAIXADA DE ISRAEL! NÃO FALTES!

Está em... Home Solidariedade