TRABALHADORES DO COMPLEXO DE MARVILA EXIGEM RESPOSTAS URGENTES AOS SEUS PROBLEMAS!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Visualizações: 2951
No âmbito do plenário convocado pelo STML, os trabalhadores do Complexo de Marvila concentraram-se hoje, dia 24 de Janeiro nos Paços do Concelho. O objetivo desta ação de denúncia e protesto passou pela entrega ao Presidente da CML de um abaixo-assinado exigindo a resolução dos problemas que os atingem nos seus direitos, concretamente no plano das suas condições de trabalho. Neste local de trabalho, operando no período diurno e noturno, laboram aproximadamente 60 trabalhadores no desempenho de várias funções, maioritariamente conotadas à Limpeza Urbana (remoção de resíduos sólidos).
Recebidos pelo Vice-Presidente da CML, Duarte Cordeiro, foi assumido a realização de uma reunião nos próximos dias no Complexo de Marvila com os trabalhadores, STML e Chefias várias da Direcção Municipal da Higiene Urbana. Soluções urgentes equacionam-se face aos problemas identificados, passando impreterivelmente por decisões visíveis e consequentes.
Relembramos, no essencial, os fundamentos e as reivindicações do documento subscrito por cerca de 80% dos trabalhadores deste local de trabalho.
No Complexo de Marvila as condições do atual edificado e a ausência de uma eficaz organização dos materiais e equipamentos aí armazenados têm nos últimos meses provocado profundos constrangimentos aos trabalhadores afetos a este local de trabalho da responsabilidade da DMHU/DHU/DLU.
Considerando não estarem reunidas e muito menos respeitadas as condições de saúde, segurança e higiene no trabalho, há muito identificadas pela própria Câmara Municipal através dos relatórios produzidos pelo Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS), não se compreende como se tem protelado a resolução dos inúmeros problemas que afetam negativamente a vida de quem diariamente exerce as suas responsabilidades profissionais neste local de trabalho.
Verifica-se, a título de exemplo, a ausência de um espaço condigno para refeições ou de um espaço de lazer. Acresce, atual e objetivamente, um local apropriado à informação sobre a organização do trabalho, nomeadamente no que é denominado pela 'hora do ponto', momento em que são atribuídas os circuitos a realizar e respetivas equipas. Observa-se ainda o facto de muitas vezes os trabalhadores serem impelidos a esperar em espaço aberto, sujeitos às intempéries típicas desta época do ano. Soma-se a existência de uma caldeira que não responde eficazmente, em termos de quantidade de água quente, face ao atual número de trabalhadores (do período diurno e noturno).Agravam-se por esse motivo, com a chegada do inverno (frio e chuva), os riscos evidentes para a sua saúde e integridade física.
Ler mais: TRABALHADORES DO COMPLEXO DE MARVILA EXIGEM RESPOSTAS URGENTES AOS SEUS PROBLEMAS!
GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE RESISTÊNCIA, UNIDADE E LUTA DAS TRABALHADORAS DA TRIUMPH!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Visualizações: 2810
A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, acompanhou de perto e viveu a angústia dos 463 trabalhadores, da fábrica da Triumph, esmagadora maioria mulheres, apoiadas pelo Sindicato dos Têxteis, deram uma demonstração de resistência, unidade e luta, após estarem desde Novembro de 2017, sem receber salário, não desarmaram durante 20 dias consecutivos à porta da empresa, para que não saísse nada das instalações da Fábrica.
Passaram dias e noites frias, apenas abrigadas por umas lonas, aquecidas por um fogareiro e pela solidariedade prestada pela população, pequeno comércio local e trabalhadores, e também do Movimento Sindical Unitário da CGTP, que com elas estiveram durante 24 horas.
Ler mais: GRANDE DEMONSTRAÇÃO DE RESISTÊNCIA, UNIDADE E LUTA DAS TRABALHADORAS DA TRIUMPH!
PLATAFORMA LISBOA EM DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, PRESENTE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 2865
Vários membros das organizações que compõem a Plataforma Lisboa em defesa do Serviço Nacional de Saúde, marcaram presença, no passado dia 23 de Janeiro, na Assembleia Municipal de Lisboa.
Foi lida a seguinte intervenção, por Fátima Amaral, em nome da Plataforma:
COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES DE LISBOA EM CONTACTO COM A POPULAÇÃO!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 4093

A Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa lançou uma nova campanha de agitação e luta, a primeira acção realizou-se ontem, segunda-feira, dia 22, na estação Marquês de Pombal. A vergonhosa degradação do serviço, a redução dos tempos de espera, a exigência da resolução do problema das carruagens sobrelotadas, a contratação de mais meios humanos, a atempada reparação das escadas rolantes e outros equipamentos, e a criação de verdadeiras acessibilidades nas estações do Metro, bem como a luta contra o brutal aumento dos preços e o desinvestimento,são o mote desta Campanha.
Ler mais: COMISSÃO DE UTENTES DOS TRANSPORTES DE LISBOA EM CONTACTO COM A POPULAÇÃO!
CAMPANHA "VALORIZAR O TRABALHO - VALORIZAR OS TRABALHADORES, ESTEVE NA SAINT-GOBAIN!
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Visualizações: 2731
Prosseguem as ações da Campanha “Valorizar o Trabalho – Valorizar os Trabalhadores - uma campanha de direitos centrada nos locais de trabalho, que reforça os sindicatos e a sua acção na defesa dos direitos dos trabalhadores; que reforça a ligação da CGTP-IN e das suas estruturas a quem trabalha; que incrementa a capacidade de intervenção e luta dos trabalhadores e trabalhadoras pelo direito ao trabalho com direitos e por uma sociedade mais justa, num Portugal com futuro.
Ler mais: CAMPANHA "VALORIZAR O TRABALHO - VALORIZAR OS TRABALHADORES, ESTEVE NA SAINT-GOBAIN!
TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EM LUTA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2434
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai realizar uma concentração nacional de trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça, no próximo dia 19 de Janeiro, pelas 14.30 horas, em frente ao Ministério, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Ler mais: TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EM LUTA!
TRABALHADORES DA APAPOL EM LUTA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2836
9 MIL ASSINATURAS PELA RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT, ENTREGUES NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
- Detalhes
- Categoria: Geral
- Visualizações: 2851
Ontem, 17 de Janeiro, uma delegação do SNTCT, entregou na Assembleia da Republica, a Petição pela Renacionalização dos CTT enquanto os restantes membros da Direcção Nacional do SNTCT e Delegados Sindicais aguardavam no exterior.
Por impossibilidade de agenda do Senhor Presidente da Assembleia da República, o Sindicato foi recebida pelo Vice-Presidente Dr. Jorge Lacão.
Ler mais: 9 MIL ASSINATURAS PELA RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT, ENTREGUES NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
CONCENTRAÇÃO E DENÚNCIA DOS TRABALHADORES DO MERCADO DE ALGÉS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2664
Ler mais: CONCENTRAÇÃO E DENÚNCIA DOS TRABALHADORES DO MERCADO DE ALGÉS
CERCA DE 750 SINDICALISTAS REUNIDOS EM PLENÁRIO!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2640
- SINDICATOS DO DISTRITO SOLIDÁRIOS COM TRABALHADORES DA GRAMAX (EX-TRIUMPH)
- OS TRABALHADORES DA SEDA IBÉRICA EM LUTA!
- PLATAFORMA LISBOA EM DEFESA DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE ALERTA PARA A FALTA DE CAPACIDADE DE RESPOSTA EM VÁRIAS URGÊNCIAS!
- PREOCUPAÇÃO NA FIMA-OLÁ COM VENDA DAS MARGARINAS
- TRABALHADORAS DA EX-TRIUMPH INTERNATIONAL, À PORTA DA EMPRESA PARA IMPEDIR A SAÍDA DE MATERIAL DA FÁBRICA
- EM JANEIRO, GREVE NA SEDA IBÉRICA!
- VALE A PENA LUTAR - VITÓRIA DO STML/STAL E DOS TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA DA CML
- A LUTA NÃO PÁRA - CONCENTRAÇÃO DE TRABALHADORES DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO!
Pág. 106 de 261


