ESPECTÁCULO DE SOLIDARIEDADE COM AS TRABALHADORAS DA TRIUMPH INTERNACIONAL
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Solidariedade
- Visualizações: 3194
A Câmara Municipal de Loures promoveu no passado dia 28 de Maio, uma iniciativa de solidariedade com as trabalhadores da Triumph Internacional, empresa que labora no concelho. Iniciativa de grande significado pela manutenção dos postos de trabalho. Esta acção solidária contou com grande variedade musical e projecção de um vídeo sobre a importância desta empresa no sector e na região. Intervieram a Comissão Sindical da Triumph, Libério Domingues, Coordenador da USL e Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal. Este processo de intenção de encerramento da laboração da Triumph Internacional é incompreensível e inaceitável. Pode mesmo dizer-se que tem tudo o que de mau um processo desta natureza pode ter: ao desperdiçar anos e anos de experiência, conhecimentos e saberes adquiridos e ignorando os impactos extremamente negativos para os trabalhadores e para as suas famílias, para a economia da região e do próprio país.
"PÁS PARA ENTERRAR OS BAIXOS SALÁRIOS E A PRECARIEDADE"
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2450
A União dos Sindicatos de Lisboa (USL/CGTP-IN) e a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), vão realizar uma concentração junto à Residência Oficial do 1º Ministro no dia 2 de Junho pelas 10h00. É preciso pôr termo ao flagelo da precariedade no trabalho, que é uma forma de escravatura dos tempos modernos e que apenas serve para aumentar os lucros dos capitalistas, à custa da exploração de quem trabalha. A pretexto de aumentarem o número de trabalhadores com vínculos precários, foram desencadeadas as intenções de despedimentos colectivos nos aeroportos portugueses – Portway e no porto de Lisboa. Nas empresas privadas proliferam as situações de trabalho precário de jovens e menos jovens, que por falta de intervenção das Instituições Inspectivas, faz com que pareça normal uma situação que é ilegal e injusta.
Comunicado aos trabalhadores e população. Cartaz da acção.
Ler mais: "PÁS PARA ENTERRAR OS BAIXOS SALÁRIOS E A PRECARIEDADE"
TRABALHADORES DA PANRICO EM LUTA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2330
Os trabalhadores da empresa Panrico, em Mem Martins/Sintra, reunidos em Plenário com o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, decidiram continuar a sua luta pelo pagamento do trabalho extraordinário, luta essa que já vai em 3 anos sem fazerem um único feriado, pois a empresa recusa pagar segundo o Contrato Colectivo de Trabalho, livremente assinado entre o SINTAB, e a Associação Patronal ANCIPA, da qual a Panrico faz parte. Este é mais um exemplo do tratamento que esta empresa dá aos seus trabalhadores, numa marca tão acarinhada pelos Portugueses. O sindicato tentou falar com o suposto administrador da empresa, João Mourão, o qual em conversa telefónica recusou falar, e desligou mesmo a chamada telefónica, o que diz muito da sua conduta, perante os trabalhadores e seus representantes. Os trabalhadores, com o seu sindicato, irão usar todos os meios à disposição para denunciar o comportamento desta Administração. Realizaremos outro plenário dia 9 de Junho, para decidirmos formas de luta!
CGTP-IN SOLIDÁRIA COM OS TRABALHADORES ESTIVADORES DO PORTO DE LISBOA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Solidariedade
- Visualizações: 3331
A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade à luta dos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, pela defesa da contratação colectiva, contra a precariedade, a prepotência e a arrogância patronal. Uma luta que ganha maior relevância face ao anúncio de um suposto despedimento colectivo que é ilegal e a uma violação grosseira da Lei da Greve, perpetrada pelo patronato, com o apoio da PSP. Os problemas laborais não se resolvem com o recurso à mentira, ao terrorismo psicológico e à generalização da precariedade e dos baixos salários, como tem sido prática de um patronato que utiliza o diálogo como uma manobra de diversão e a negociação como um instrumento de imposição de normas que desvalorizam o trabalho e põem em causa a dignidade dos trabalhadores. São inadmissíveis todas as atitudes patronais que visem a redução brutal dos rendimentos e direitos dos trabalhadores, para assegurar o aumento da exploração e, com ela, a acumulação de lucros. Neste quadro, a CGTP-IN reafirma a sua solidariedade aos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, assim como às lutas que decidirem levar a efeito para defenderem os seus postos de trabalho, os seus direitos e o bem-estar das suas famílias.
ATENDIMENTO NAS LOJAS DO CIDADÃO AVALIADO POR "SMILES”
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 2818
A pretexto de querer "avaliar automaticamente a qualidade dos serviços prestados, pelas entidades públicas", a direcção da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA), mandou instalar aparelhos que avaliam o atendimento através de "smiles". Do sorriso simpático ao antipático, os utentes podem descarregar as fúrias ou simpatias, premindo um botão de forma automática. Indo para além dos mecanismos de avaliação dos serviços até aqui utilizados, o novo expediente tem um grau de subjectividade muito elevado e um leque de escolhas que poderá enviesar por completo o sentido da avaliação. Por outro lado, desconhece-se em absoluto a incidência dos resultados desta avaliação na avaliação a fazer aos trabalhadores dos balcões onde o mecanismo está instalado, pelos dirigentes respectivos. A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, irá defender junto da Agência Para a Modernização Administrativa, IP que, até ao esclarecimento destas questões, a utilização deste "método" de avaliação seja suspenso.
TRABALHADORES DA AVIPRONTO CONTINUAM EM LUTA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 2805
Os Trabalhadores da Avipronto na Azambuja, continuam a lutar pelos seus direitos, e após ter-lhes sido retirado o Prémio de Assiduidade pela enorme Greve realizada em Março na Empresa, e depois da luta dos trabalhadores e do seu sindicato (SINTAB), a Empresa foi obrigada a pagar o Prémio de Assiduidade retirado aos Trabalhadores em Greve, retumbando numa enorme vitória destes trabalhadores. Depois do seu Caderno Reivindicativo ter sido muito apoiado pelos trabalhadores, a Empresa viu-se forçada a aumentar, os trabalhadores em média de 1,5%, numa clara vitória da união destes trabalhadores e da sua luta!
TRABALHADORES DAS ÁGUAS DO VIMEIRO ORGANIZAM-SE E LUTAM POR DIREITOS!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 2795
Os trabalhadores das Águas do Vimeiro, empresa sediada no Concelho de Torres Vedras, organizados no SINTAB, conseguiram que fosse regularizado o pagamento do trabalho nocturno de 2015, bem como o pagamento de acordo com o Contrato Colectivo de Trabalho, do trabalho extraordinário no período do roubo do Governo PSD/CDS. Regularizamos também as férias que os trabalhadores tinham há vários anos por pagar ou gozar. Tudo isto após meses de plenários e de organização dos trabalhadores para fazer frente ao momento que viviam na Empresa, o que se revelou determinante para este desfecho, bem como para o futuro destes trabalhadores organizados no seu Sindicato, e prontos para lutar pelos seus direitos!
Ler mais: TRABALHADORES DAS ÁGUAS DO VIMEIRO ORGANIZAM-SE E LUTAM POR DIREITOS!
MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA - 35 HORAS PARA TODOS!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2231
A Semana Nacional de Acção e luta promovida pela CGTP-IN terminou na passada sexta-feira com uma manifestação da Função Pública, em Lisboa. Trabalhadores de vários pontos do país participaram no protesto agendado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para exigir a rápida reposição das 35 horas de trabalho semanais e aumento dos salários.
CONCENTRAÇÃO DE ACTIVISTAS DO STEFFAS NO MINISTÉRIO DA DEFESA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2337
No passado dia 20 de Abril, algumas dezenas de activistas do STEFFAs concentraram-se em frente ao Ministério da Defesa Nacional, num protesto integrado na Semana Nacional de Acção e Luta da CGTP-IN. O objectivo desta concentração foi exigir a realização da reunião solicitada por este Sindicato, o mais representativo no sector da Defesa, ao Ministro da Defesa Nacional, há mais de cinco meses, a qual não foi ainda agendada, numa atitude incompreensível por parte da tutela, face à importância das matérias em causa. Na ordem de trabalhos proposta pelo STEFFAs para esta reunião, está em posição cimeira a questão do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), Estabelecimento Fabril do Exército cujo futuro está por definir, sem que se conheça uma posição do actual Ministro sobre a matéria, situação que traz os respectivos trabalhadores e este Sindicato em grande apreensão.
Ler mais: CONCENTRAÇÃO DE ACTIVISTAS DO STEFFAS NO MINISTÉRIO DA DEFESA
TRABALHADORES DA EGF EXIGEM AUMENTOS SALARIAIS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2365
Trabalhadores das empresas Valorsul, Amarsul, Valorlis, Resistrela e Valnor, do Grupo EGF, concentraram-se junto à sede da Mota-Engil, em Linda-a-Velha, no dia 20 de Maio de 2016, no âmbito da semana nacional de acção e luta, da CGTP-IN, reclamando o cumprimento da contratação colectiva e o aumento dos salários. Esta foi uma iniciativa conjunta dos sindicatos da CGTP-IN neste sector, o SITE Sul e o SITE Centro-Sul e Regiões Autónomas (da Fiequimetal) e o STAL.
- REUNIÃO DE TRABALHADORES DO EDIFÍCIO MUNICIPAL DA ALEXANDRE HERCULANO
- PRIVATIZAÇÃO DOS CTT, QUEM GANHOU?
- CONTINUA A LUTA DOS TRABALHADORES DO "HANDLING"
- TRABALHADORES DAS LOJAS MINIPREÇO - LUTAM CONTRA A REPRESSÃO E INTIMIDAÇÃO - PELO DIREITO À GREVE
- TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA EM LUTA - MANIFESTAÇÃO NACIONAL 20 DE MAIO
- O SINTAF REALIZA CARAVANA AUTOMÓVEL CONTRA OS DESPEDIMENTOS COLECTIVOS NO NOVO BANCO!
- PLENÁRIO DE ORT´S DA CARRIS, METRO, TRANSTEJO, SOFLUSA, CARRISTUR E CARRISBUS - EXIGE MAIS E MELHORES TRANSPORTES PÚBLICOS COLECTIVOS
- PODEROSA MANIFESTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL - DEFENDER - REPOR - CONQUISTAR
Pág. 139 de 261


