ORGANIZAÇÕES DOS TRABALHADORES DOS TRANSPORTES MANIFESTAM-SE EM FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2178
A FECTRANS, em conjunto com Comissões de Trabalhadores e Associações Sindicais dos transportes, vai entregar amanhã, dia 3 de Novembro pelas 10h30, uma posição conjunta sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2017. Consideram esta proposta de OE insuficiente porque mantém alguns aspectos negativos em relação ao orçamento de 2016 tais como: problemas com a admissão de trabalhadores e a manutenção da precariedade do trabalho, com a contratação de trabalhadores através de empresas de trabalho temporário, que impõem condições inferiores às de outros trabalhadores, agravam as contas das empresas e pioram a qualidade, fiabilidade e segurança do serviço.
Assim as organizações de trabalhadores defendem que é necessário repor o direito à contratação colectiva e denunciam o facto da proposta de OE para 2017 ter um modelo de desenvolvimento assente em baixos salários e precariedade.
PANRICO (MEM MARTINS) – LUTA DOS TRABALHADORES PRODUZ RESULTADOS!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2452
Os trabalhadores da Panrico, com instalações fabris em São Carlos, Mem Martins – Sintra, lutam há cerca de 3 anos contra a violação do CCT do sector por parte da empresa no que diz respeito ao pagamento do trabalho suplementar feito em dias feriados. A par da persistente luta que já tinha obtido resultados, com a aceitação por parte da empresa em discutir o assunto, no dia 27 de Outubro o SINTAB foi notificado pela ACT de que a empresa terá de pagar as diferenças existentes a quem trabalhou em dias feriado, caso não o faça será levantado o competente auto de contra ordenação.
O SINTAB, sempre ao lado dos trabalhadores, continuará a acompanhar o cumprimento desta decisão, valorizando o até aqui conseguido com a luta, ciente que a luta é o caminho para solucionar todos os outros problemas que persistam nesta empresa. A luta continua!
UNIDOS EM DEFESA DA EMEF E CONTRA A PRECARIEDADE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2231
Com vigílias diárias em frente ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas e com a realização de greves e plenários, hoje fechou-se um ciclo de luta dos trabalhadores da EMEF em defesa da empresa e pelo reforço do seu papel estratégico para a qualidade e segurança do transporte ferroviário, o que por si só justifica a reivindicação da reintegração da EMEF na CP, e de protesto contra o despedimento colectivo dos trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário, que devem passar a efectivos porque fazem falta e porque estão a ocupar postos de trabalho permanentes. Em Oeiras, a forte adesão à greve de duas horas forçou a paralisação das oficinas. Estas acções foram uma etapa numa luta que vai continuar, para já com a concentração de dirigentes e delegados sindicais, e membros das Comissões de Trabalhadores, no dia 3 de Novembro, às 10h30, em frente à Assembleia da República.
GREVE NA GRÁFICA FUNCHALENSE POR MELHORES SALÁRIOS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2510
Os trabalhadores da Empresa Gráfica Funchalense, em Pêro Pinheiro, Sintra, vão fazer greve por 24 horas, no sábado dia 29, e reúnem-se em plenário às 22 horas de dia 28. Protestam contra a recusa patronal a negociar aumentos salariais, como informou o SITE CSRA. Num comunicado à imprensa, o sindicato explica que a situação financeira da empresa (propriedade da Global Notícias e da Sociedade Vicra Desportiva), o aumento do custo de vida e as perdas acumuladas face à inflação justificam que a administração reveja a sua posição, de forma a evitar a continuada desvalorização dos salários. Para 2016, a administração colocou aos trabalhadores a mesma indisponibilidade para aumentar os salários, remetendo, como sempre, para o âmbito da negociação colectiva sectorial, que a associação patronal boicota há mais de 40 anos e cujas tabelas mínimas nada representam para os trabalhadores da Funchalense.
Ler mais: GREVE NA GRÁFICA FUNCHALENSE POR MELHORES SALÁRIOS
TRABALHADORES DA EMEF EM LUTA CONTRA A PRECARIEDADE!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2267
Ler mais: TRABALHADORES DA EMEF EM LUTA CONTRA A PRECARIEDADE!
TRABALHADORES DA VALORSUL EM GREVE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2371
A enorme adesão dos trabalhadores da Valorsul está traduzir-se no encerramento de cinco instalações desta empresa. Após a privatização, levada a cabo pelo anterior Governo PSD/CDS, com a venda da EGF (Empresa Geral de Fomento) à Mota Engil, está agora evidente que este negócio não se fez para o bem das populações e muito menos para o dos trabalhadores. A entrega da gestão da Valorsul degradou as condições laborais dos trabalhadores da empresa e depois da entrega desta empresa à Mota Engil, continua-se a retirar as mais-valias que a Valorsul teve nos últimos anos, sem, no entanto, cumprir com as obrigações para com os trabalhadores.
GREVE NA RANDSTAD TRAZ TRABALHADORES AO SERVIÇO DA EDP PARA AS RUAS DE LISBOA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 3351
Os trabalhadores dos call-centers da EDP, contratados através da Randstad, estiveram hoje em greve contra a precariedade e os seus efeitos graves na remuneração e na instabilidade. Depois de reunidos no Cais do Sodré, pelas 10 horas, os trabalhadores realizaram uma concentração frente à nova sede da EDP, na Avenida 24 de Julho, seguindo depois em manifestação até à Assembleia da República onde entregaram uma moção com as suas justas reivindicações. Os trabalhadores em luta contaram com a solidariedade e presença de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN. Os trabalhadores dos call-centers da EDP, organizados no SIESI, decidiram voltar a fazer greve contra a precariedade e a falsa «prestação de serviços», que só serve para pagar salários mais baixos e impor a instabilidade profissional, pessoal e familiar.
Ler mais: GREVE NA RANDSTAD TRAZ TRABALHADORES AO SERVIÇO DA EDP PARA AS RUAS DE LISBOA
PLENÁRIO DOS TRABALHADORES DA ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA DECIDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL PARA 18 DE NOVEMBRO
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2346
Os trabalhadores Administração Pública da vão realizar uma manifestação nacional, no próximo dia 18 de Novembro, em Lisboa, caso o Governo não responda às expectativas e reivindicações, designadamente, aumento real dos salários e das pensões, a actualização do salário mínimo da Administração Pública para €600,00, o descongelamento da progressão nas carreiras e posições remuneratórias e aplicação do horário semanal de 35 horas a todos os trabalhadores que exerçam funções públicas, entre outras. Os dirigentes e delegados sindicais da Administração Pública, estiveram ontem, 18 de Outubro, reunidos em Plenário da Frente Comum, na Casa do Alentejo, em Lisboa, findo o qual desfilaram ao Ministério das Finanças, exigindo do governo resposta às suas propostas.
8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Organizações
- Categoria: InterJovem
- Visualizações: 3199
No próximo dia 21 de Outubro realiza-se a 8ª Conferência Nacional da Interjovem, na União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade" jovens trabalhadores vão reflectir e discutir as orientações para a actividade sindical deste Órgão específico da CGTP-IN, bem como eleger a nova direcção nacional para o respectivo mandato.
Ler mais: 8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO
GREVE NOS CALL-CENTER DA EDP CONTRA A PRECARIEDADE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2377
Os trabalhadores dos call-center da EDP marcaram nova greve contra a precariedade e a falsa prestação de serviços para o dia 19 de Outubro. Nesse dia, às 09:30 horas, os trabalhadores vão encontrar-se no Cais do Sodré, na saída do metropolitano, deslocando-se em seguida à Sede da EDP, na Avenida 24 de Julho, para se entregar uma moção à Administração. Deste local sairão em desfile até à Assembleia da República, onde será entregue uma nova moção.
- EXIDE TECHNOLOGIES CONDENADA POR DESPEDIMENTO ILEGAL
- CAMPANHA «ÁGUA É DE TODOS». TEMPO DE CONCRETIZAR!
- FALTAM CERCA DE 6000 TRABALHADORES NÃO DOCENTES NA ABERTURA DO ANO LECTIVO
- ENFERMEIROS EM GREVE!
- TRABALHADORES DA EMEF PREPARAM ACÇÕES EM DEFESA DA EMPRESA
- CGTP-IN APRESENTA "CONTRIBUTOS PARA A HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICAL (1977-1989)"
- PRIMEIROS DESPEDIMENTOS REVERTIDOS NA PORTWAY!
- ENFERMEIROS EM LUTA CONCENTRAM-SE JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE!
Pág. 130 de 261



