CONCENTRAÇÃO "CULTURA SAI À RUA!"
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2397
Cerca de uma centena de dirigentes, activistas e profissionais de estruturas culturais e sindicais juntaram-se, ontem dia 24, em frente à Assembleia da República, numa acção que culmina o processo de subscrição e divulgação da posição política "Um horizonte para a Cultura. 12 eixos para uma viragem na política cultural.” No local, foram ouvidas algumas intervenções das organizações do Grupo de Coordenação, uma das quais proferida em nome da União de Sindicatos de Lisboa.
PROFESSORES EXIGEM RESOLUÇÃO DAS ILEGALIDADES NO POSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2338
"O Ministério da Educação tem a obrigação de respeitar os direitos dos professores", sublinhou o Secretário Geral da FENPROF na tribuna da concentração que, ao fim da tarde da passada quarta-feira, 23 de Novembro, decorreu na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, para exigir a resolução das ilegalidades no posicionamento na carreira docente. A concentração, promovida pela Federação, juntou docentes de vários pontos do país e terminou com a entrega de uma moção no Ministério da Educação, aprovada por unanimidade e aclamação.
ACABAR DE VEZ COM O 133!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2391
Esta foi a principal palavra de ordem gritada por centenas de dirigentes sindicais, de 29 Estruturas Representativas de trabalhadores das empresas públicas de transporte, que se manifestaram hoje em Lisboa para reivindicar o descongelamento dos salários e das carreiras, o direito à negociação colectiva e a melhoria do serviço de transportes públicos. Nesta acção para além estar a ser reivindicada a revogação das normas inscritas no Decreto-Lei 133/2013, que vieram limitar a aplicação da contratação colectiva no sector empresarial do Estado, reivindicou-se também o fim da precariedade dos vínculos laborais existentes no sector, a melhoria dos transportes públicos, reafirmando assim a necessidade de que se mantenham na alçada do Estado, e defender a Contratação Colectiva como elemento fundamental para a efectivação da Democracia.
TERMINOU ONTEM A CAMPANHA! “20 CARRUAGENS PARADAS, 20 DIAS DE LUTA!”
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 2900

A União dos Sindicatos de Lisboa, integrou a concentração promovida pelo Movimento dos Utentes dos transportes de Lisboa no interface do Campo Grande que decorreu a partir das 17h00. As organizações exigem a tomada de medidas imediatas, face ao caos que se vive no Metro de Lisboa. São tempos de espera infindáveis, são carruagens que se encontram a abarrotar, passageiros a serem transportados como se fossem sardinha em lata! São as constantes perturbações na linha, atrasos sucessivos!
Ler mais: TERMINOU ONTEM A CAMPANHA! “20 CARRUAGENS PARADAS, 20 DIAS DE LUTA!”
UM HORIZONTE PARA A CULTURA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 3245
Realizar-se-á uma acção pública promovida pela Plataforma Cultura em Luta, no próximo dia 24 de Novembro pelas 17 horas, junto à Assembleia da República, para entrega da posição política “Um Horizonte para a Cultura” ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da Assembleia da República.
COMBATE À PRECARIEDADE TEM QUE COMEÇAR PELO GOVERNO
Ontem dia 14, uma delegação da USL e Sindicatos entregou ao Primeiro-Ministro um dossier com exemplos concretos de situações de precariedade existentes, tanto no sector público como no privado, no Distrito de Lisboa. Nesta acção também foi entregue uma carta aberta ao primeiro-ministro, colocando a responsabilidade no governo de dar o exemplo para as empresas do sector privado, “enterrando” a legislação com os constrangimentos de admissão de trabalhadores e promovendo a admissão dos trabalhadores necessários nos organismos e empresas que tutela. Sendo necessário, ao mesmo tempo dotar as entidades respectivas de meios e orientação de actuação firme perante as situações de recurso ilegal de precariedade laboral.
Ler mais: COMBATE À PRECARIEDADE TEM QUE COMEÇAR PELO GOVERNO
BASTA DE PRECARIEDADE! – USL ENTREGA AO 1º MINISTRO DOSSIER COM EXEMPLOS CONCRETOS
No dia 14 de Novembro pelas 14h30, sindicatos do distrito de Lisboa vão entregar ao 1º Ministro um dossier com exemplos concretos de situações de precariedade e também a ameaça de desemprego de trabalhadores com vínculo precário. A precariedade do emprego radica no modelo económico existente em Portugal, que se baseia no trabalho com vínculos precários, nos baixos salários e em baixas qualificações. A precariedade dos vínculos serve de chantagem e assédio sobre os trabalhadores para pagar baixos salários e limitar o exercício dos direitos laborais e as reivindicações por melhores salários. É urgente erradicar a precariedade e alterar o modelo de desenvolvimento. É necessário valorizar o trabalho e os trabalhadores.
MANIFESTAÇÃO - 18 DE NOVEMBRO ÀS 14H30 - MARQUÊS DE POMBAL!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2990
Os trabalhadores da Administração Pública estão em luta, no próximo dia 18 de Novembro, por aumentos salariais, descongelamento das progressões, 35 horas para todos e emprego com direitos! Sem os trabalhadores da Administração Pública o País não avança. Saúde, educação, segurança social, justiça, cultura, água, esgotos, recolha de lixo, bombeiros, protecção civil, polícia municipal, entre outros, são serviços públicos que sem os trabalhadores não funcionam. Mesmo perante a destruição das carreiras, o congelamento das progressões, o corte das remunerações, o aumento do horário de trabalho e as sistemáticas alterações no estatuto laboral e no sistema de pensões, os trabalhadores da Administração Pública foram a rede de segurança que evitou que a espiral de desigualdades sociais tomasse proporções ainda mais monstruosas.
Ler mais: MANIFESTAÇÃO - 18 DE NOVEMBRO ÀS 14H30 - MARQUÊS DE POMBAL!
CGTP-IN EXIGE MEDIDAS DE PROTECÇÃO CONTRA A EXPOSIÇÃO AO AMIANTO
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2263
A vigília realizada no dia 2 de Novembro frente à empresa LUSALITE na Cruz Quebrada Oeiras, por iniciativa da QUERCUS e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares, Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul e Regiões Autónomas e na qual estiveram presentes Arménio Carlos, secretário geral da CGTP-IN, Fernando Gomes membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional, e Pedro Jorge, da FEVICCOM, teve como objetivo recordar as vítimas do amianto e alertar para a necessidade de realizar estudos epidemiológicos às populações envolventes das três maiores fábricas nacionais que produziram materiais com amianto (esta da Cruz Quebrada, a Novinco em S. Mamede de Infesta, Matosinhos e a Cimianto, nas Cortes da Quintinha em Alhandra).
Ler mais: CGTP-IN EXIGE MEDIDAS DE PROTECÇÃO CONTRA A EXPOSIÇÃO AO AMIANTO
- ORGANIZAÇÕES DOS TRABALHADORES DOS TRANSPORTES MANIFESTAM-SE EM FRENTE À ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
- PANRICO (MEM MARTINS) – LUTA DOS TRABALHADORES PRODUZ RESULTADOS!
- UNIDOS EM DEFESA DA EMEF E CONTRA A PRECARIEDADE
- GREVE NA GRÁFICA FUNCHALENSE POR MELHORES SALÁRIOS
- TRABALHADORES DA EMEF EM LUTA CONTRA A PRECARIEDADE!
- TRABALHADORES DA VALORSUL EM GREVE
- GREVE NA RANDSTAD TRAZ TRABALHADORES AO SERVIÇO DA EDP PARA AS RUAS DE LISBOA
- PLENÁRIO DOS TRABALHADORES DA ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA DECIDE MANIFESTAÇÃO NACIONAL PARA 18 DE NOVEMBRO
Pág. 129 de 261


