MUNICÍPIO DE MAFRA REMUNICIPALIZA OS SERVIÇOS DE ÁGUA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 2751
O primeiro município a privatizar/concessionar a água em Portugal, corria o ano de 1994, para a então Générale des Eaux, é o primeiro a remunicipalizar os serviços de água e saneamento. Recorde-se que a Génerale des Eaux, hoje Veolia, vendeu em 2013, todas as concessões que detinha em Portugal aos chineses da Beijing Waters, por 95 milhões de euros. A campanha - Água é de todos - saúda e apoia a decisão da C.M. de Mafra de retomar o controlo e a gestão pública da água, pondo fim a um contrato ruinoso que, como uma vez mais se comprova, lesa gravemente os interesses municipais, os direitos das populações e dos trabalhadores.
Esta primeira remunicipalização, esperando nós que outras se sigam, defende os interesses do município, dos habitantes de Mafra, prevendo-se a redução de tarifas em 5%, e dos direitos dos trabalhadores do sector, assumindo que todos os trabalhadores transitarão para a futura entidade gestora municipal. Perante esta decisão, apelamos ao município de Vila Real de Santo António, que se prepara para privatizar os serviços de água. para que recue nesse caminho e mantenha a água sob gestão 100% municipal.
PROTESTO E EXIGÊNCIA FRENTE À ASSOCIAÇÃO PATRONAL ANIMEE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2619
Representantes dos trabalhadores das empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico estão concentrados, esta manhã, junto à sede da associação patronal ANIMEE, em Lisoa. Onde a Fiequimetal e os sindicatos entregarão a carta reivindicativa para 2017, debatida nos últimos dois meses nos locais de trabalho, informou a federação.
Reafirmando a defesa do direito à negociação da contratação colectiva e de todos os direitos dos trabalhadores que nesta ficaram consagrados, a proposta que a federação e os sindicatos levaram ao debate com os trabalhadores defende aumentos salariais de 40 euros, pelo menos. Reclama-se ainda a redução da carreira de operador especializado, operador de logística e técnico fabril; a aplicação de diuturnidades a todos os trabalhadores e o fim da discriminação iniciada pelo patronato desde Janeiro de 2013.
Ler mais: PROTESTO E EXIGÊNCIA FRENTE À ASSOCIAÇÃO PATRONAL ANIMEE
TRABALHADORES DA LIMPEZA DO HOSPITAL CURRY-CABRAL EM GREVE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2053
Os trabalhadores e as trabalhadoras da empresa Iberlim que efectuam a limpeza do Hospital Curry-Cabral, em Lisboa, estiveram em greve no dia de 9 de Dezembro. Reivindicam melhores condições de trabalho porque estão cada vez mais sobrecarregados pelo excesso de trabalho, seja devido a ausências por baixas médicas, seja pela transferência para outros locais de trabalho. Estão sujeitos a um ritmo de trabalho elevado que põe em causa as próprias condições de saúde e segurança e afecta os níveis de higiene e limpeza do local de trabalho. Exigem ainda que a IBERLIM cumpra com o Acordo de Condições Especificas, celebrado entre o sindicato (STAD) e a empresa Nova-Serviços e que deve de ser aplicado a todos os trabalhadores.
PRESTIBEL EXERCE REPRESÁLIAS SOBRE TRABALHADORES QUE FIZERAM GREVE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2208
Trabalhadores da empresa de vigilância Prestibel com o STAD (Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas) realizaram uma acção de protesto e denuncia contra a violação do direito à greve e à liberdade sindical que está a ser perpetrada sobre os trabalhadores daquela empresa, por terem aderido à greve do sector em 27 de Outubro, alterando-lhes o local de trabalho.
A iniciativa teve como primeira localização a Câmara Municipal da Amadora, pelo silêncio cúmplice que está a fazer, e depois a sede da empresa onde foi exigido que os trabalhadores continuem a trabalhar no seu local de trabalho habitual, a Biblioteca da Câmara Municipal, onde trabalham há muitos anos. O sindicato, em comunicado, acusa a empresa de não respeitar os direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores, «pondo em causa a liberdade sindical e o direito à greve estipulado na Constituição». Exige assim das entidades competentes «uma punição exemplar».
A LUTA CRESCE NO SECTOR DA HOTELARIA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2146
No dia 9 de Dezembro, a luta pela defesa dos direitos no sector da hotelaria voltou a ter expressão com as greves dos trabalhadores hoteleiros da Fundação INATEL e dos trabalhadores das Cantinas e Refeitórios, convocadas pela FESAHT/SHTRS.
LUTA PERSISTENTE E CONSEQUENTE DOS TRABALHADORES DO HANDLING DÁ RESULTADOS!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Vale a pena lutar
- Visualizações: 2865
Após mais de 2 anos a lutar por um Contrato Colectivo de Trabalho (CCT), os trabalhadores do Handling viram assinado o respectivo CCT entre o SITAVA e a AESH (associação patronal) que simultaneamente é um travão à generalização da precariedade e vem agora normalizar e regularizar as relações laborais entre trabalhadores e as diversas empresas do sector.
Ler mais: LUTA PERSISTENTE E CONSEQUENTE DOS TRABALHADORES DO HANDLING DÁ RESULTADOS!
GREVE DOS TRABALHADORES DA ITAU - REFEITÓRIO TAP
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2123
Os trabalhadores dos serviços de alimentação da TAP, concessionados à ITAU, hoje, dia 6/12/16, estão em GREVE, com uma adesão de 95%, a maior de sempre registada na empresa. Os trabalhadores estão em luta pela melhoria das suas condições de trabalho, nomeadamente: por melhores salários, ajustamento dos horários e contra a os vínculos precários. Os trabalhadores concentraram-se junto à porta principal do edifício, manifestando o seu total repúdio contra a intransigência da empresa em não resolver o conflito existente.
TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA A POSTURA DA ANAC
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2153
INTEGRAÇÃO LABORAL É CENTRAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS IMIGRANTES
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Solidariedade
- Visualizações: 3123
A USL realizou no dia 30 de Novembro, na Junta de Freguesia do Lumiar, um Seminário sobre “Integração e Direitos laborais dos imigrantes na Cidade de Lisboa”, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e integrado no PMIIL – Plano Municipal para Integração dos Imigrantes na Cidade de Lisboa.
Ler mais: INTEGRAÇÃO LABORAL É CENTRAL PARA A INSERÇÃO SOCIAL DOS IMIGRANTES
TRABALHADORAS DAS CANTINAS DO CENTRO HOSPITALAR LISBOA OCIDENTAL ALERTAM PARA A FALTA DE QUALIDADE DO SERVIÇO
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2411
Trabalhadoras das Cantinas do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) concentraram-se em frente ao Hospital Egas Moniz, no passado dia 28 de Novembro. A luta organizada pelo Sindicato da Hotelaria Turismo e Restaurantes e Similares do Sul, teve como objectivo denunciar a falta de condições de higiene saúde e segurança no local de trabalho, reclamaram aumentos salariais e o cumprimento do acordo de empresa. A SUCH empresa de Serviços de Utilização Comum nos Hospitais, ficou com concessão dos serviços de alimentação dos Hospitais de Santa Cruz, Hospital, Egas Moniz e São Francisco Xavier, esta por sua vez subcontratou à Eurest Portugal. Esta situação tem contribuído para a degradação das condições de trabalho e do serviço prestado aos doentes, considerando que estas trabalhadoras são vitimas de polivalência de funções, tanto estão na cozinha a preparar e a empratar os alimentos para os doentes como estão, com a mesma farda, a limpar as casa de banho e vice-versa colocando em risco a saúde dos doentes. O sindicato denuncia esta inaceitável situação e exige que sejam tomadas medidas no sentido de repor os direitos dos trabalhadores e que este serviço deveria ser efectivado por empresas públicas pois a privatização contribui para a degradação do serviço prestado.
- CONCENTRAÇÃO "CULTURA SAI À RUA!"
- PROFESSORES EXIGEM RESOLUÇÃO DAS ILEGALIDADES NO POSICIONAMENTO NA CARREIRA DOCENTE
- ACABAR DE VEZ COM O 133!
- TERMINOU ONTEM A CAMPANHA! “20 CARRUAGENS PARADAS, 20 DIAS DE LUTA!”
- UM HORIZONTE PARA A CULTURA
- FALECIMENTO DE JOSÉ VASQUES
- COMBATE À PRECARIEDADE TEM QUE COMEÇAR PELO GOVERNO
- BASTA DE PRECARIEDADE! – USL ENTREGA AO 1º MINISTRO DOSSIER COM EXEMPLOS CONCRETOS
Pág. 128 de 261


