TRABALHADORES DA AUCHAN EM LUTA POR DIREITOS E AUMENTOS SALARIAIS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 3237
Foram muitos os motivos que levaram a centenas de trabalhadores de todo o país, a protestar junto à sede do Grupo Auchan (Jumbo e Pão de Açúcar), durante a manhã de hoje. Convocados pelo seu sindicato, o CESP, face ao desprezo que a empresa revela para com quem mantém a empresa em funcionamento. O “aumento salarial” proposto pela empresa não é para todos e ronda os 0,20€/dia, o que é escandaloso face ao nível de vida dos seus trabalhadores e aos lucros que são apresentados pela empresa. Também a falta de equidade e discriminação salarial entre trabalhadores causa um sentimento de injustiça.
Os horários são completamente desregulados, impossibilitando a conciliação entre o trabalho e vida pessoal, em clara violação do Contrato Colectivo de Trabalho. Este é um problema já reconhecido pela empresa, mas que nada tem feito para o resolver. A acrescentar a estas situações, está ainda por resolver a reposição do salário dos trabalhadores do Jumbo de Almada, a quem descontaram ilegalmente 2 horas diárias a quem fez as 8 horas durante o mês de Dezembro. Este comportamento é inaceitável por parte da Auchan e a resposta dos trabalhadores só pode ser a de lutar pelos seus direitos e exigir que empresa os trate com a dignidade que merecem.
Esta concentração frente à sede da empresa contou com a solidariedade de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN.
ADMINISTRAÇÃO LOCAL SAI À RUA A 21 DE ABRIL
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2677
Os trabalhadores da Administração Local manifestam-se, no próximo dia 21, às 14 horas, em Lisboa, para exigir aumentos salariais, o descongelamento das carreiras, a regulamentação de suplementos e a regularização dos vínculos precários. A concentração nacional terá lugar no Rossio, juntando trabalhadores de todas as regiões do país, e terminará com uma manifestação para o Ministério das Finanças.
DEBATE - O PÚBLICO É DE TODOS, O PRIVADO É SÓ DE ALGUNS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 3108
Sindicatos de vários sectores promovem quinta-feira, 6 de Abril, em Lisboa, um debate sobre as privatizações sob o lema «O público é de todos, o privado é só de alguns». A iniciativa, que contará com a intervenção de representantes de trabalhadores e utentes, tem como objectivos fazer o balanço das privatizações em Portugal, analisar os avanços e recuos verificados nos diversos sectores e identificar objectivos comuns ou convergentes na luta pela gestão pública de funções e serviços essenciais. Organizado pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, (STAL), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), e a Federação de Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo (FESAHT), o debate decorrerá a partir das 14.30 horas, na sede da FESAHT (Pátio do Salema, nº 4, Lisboa).
Ler mais: DEBATE - O PÚBLICO É DE TODOS, O PRIVADO É SÓ DE ALGUNS
TRABALHADORES DA INCM EXIGEM AUMENTOS SALARIAIS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2317
Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) concentraram-se hoje frente ao Ministério das Finanças para exigir aumentos salariais. Durante a concentração o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras (SITE) Navalha Garcia, disse ter obtido no ministério a garantia que, no "dia 11 ou 12", seriam recebidos pelo novo secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Costa Novo. Os funcionários da INCM contestam a falta de respostas da tutela às reivindicações que vêm fazendo no sentido do cumprimento do Acordo da Empresa (AE), fim dos vínculos precários e renegociação dos aumentos salariais, já que os ordenados destes trabalhadores estão congelados desde 2010. A Imprensa Nacional Casa da Moeda tem 653 trabalhadores e é responsável pela produção de bens e serviços para o Estado português, como a cunhagem da moeda metálica e a edição de publicações oficiais.
UMA CANETA E UM CD PARA O GOVERNO RESOLVER OS PROBLEMAS NOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2387
Um cordão humano esta manhã, entre o Ministério das Finanças e a Residência Oficial do Primeiro Ministro, composto por dirigentes, delegados e activistas sindicais dos sindicatos da FECTRANS foi a forma que tomou uma acção de denúncia sobre a falta de respostas aos problemas existentes no sector, com a entrega de uma caneta ao Ministro das Finanças e um CD ao Primeiro Ministro. A entrega da caneta tem o significado que há muitos problemas para resolver, desde as questões da reposição do material circulante e frotas, admissão de trabalhadores e fim das situações de precariedade, aplicação de acordos feitos nas empresas, etc., estão dependentes da assinatura, que esperamos seja apressada depois de receber uma caneta devidamente equipada para proceder a esse acto.
Ler mais: UMA CANETA E UM CD PARA O GOVERNO RESOLVER OS PROBLEMAS NOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES
GREVE NACIONAL DOS TRABALHADORES DOS MONUMENTOS, MUSEUS, PALÁCIOS E SÍTIOS CLASSIFICADOS
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 3293
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais convocou, para dias 14 e 15 de Abril - 6ª feira Santa e Sábado de Aleluia - uma Greve Nacional dos trabalhadores dos monumentos, museus, palácios e sítios arqueológicos dependentes do Ministério da Cultura.
Ler mais: GREVE NACIONAL DOS TRABALHADORES DOS MONUMENTOS, MUSEUS, PALÁCIOS E SÍTIOS CLASSIFICADOS
PENSÕES DE REFORMA: ACABAR COM AS PENALIZAÇÕES
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Políticas sociais
- Visualizações: 3699
O Governo apresentou na concertação social um documento em que se propõe rever as pensões antecipadas no regime geral de segurança social. A CGTP-IN regista a eliminação do factor de sustentabilidade (13,88%), enquanto factor penalizador das pensões antecipadas a que acrescem outros factores de penalização. A CGTP-IN criticou e recusou, desde o início, a criação e aplicação do factor de sustentabilidade, na medida em que veio determinar uma redução muito significativa no valor de todas as pensões e uma quebra progressiva na respectiva taxa de substituição, que se vai acentuando cada vez mais, alegadamente para acompanhar o aumento da esperança média de vida, implicando uma contínua degradação da qualidade de vida e um crescente empobrecimento de sucessivas gerações de reformados.
OFICINA DE TRABALHO SOBRE INTERACÇÃO COM AGENTES OFICIAIS
- Detalhes
- Categoria: Eventos
- Visualizações: 3146
Decorre hoje, na União dos Sindicatos de Lisboa, uma oficina de trabalho com o tema - "A interacção com os vários agentes oficiais - princípios, atitudes e procedimentos", (agentes oficiais que intervêm na área do trabalho, CITE; ACT; Polícia; ASAE; CIG, entre outras, com quem os sindicatos e a CGTP interagem na defesa e interesses dos trabalhadores). Nesta acção, promovida pela CGTP-IN com o orador Joaquim Dionísio, marcam presença 31 participantes do Movimento Sindical Unitário representando os sindicatos da Hotelaria do Sul, STAL, Cerâmica e Construção do Sul e Regiões Autónomas (RA), SINTAB, Função Pública Sul e RA, SITE Sul, SIESI, STRUP, STEFFAS, STML, SNTCT, e CESP. Também estão representadas as Uniões dos Sindicatos de Leiria, Angra do Heroísmo, São Miguel e Santa Maria, Lisboa, Horta e Madeira.
TRABALHADORES DO INEM MARCAM PROTESTO PARA 7 DE ABRIL
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 3356
Os trabalhadores do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica vão realizar uma manifestação nacional, no dia 7 de Abril, com início junto à sede do Instituto, pelas 11.00 horas, a que se seguirá um desfile para o Ministério da Saúde. Entre outras reivindicações, exigem integrar a carreira de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar.
Ler mais: TRABALHADORES DO INEM MARCAM PROTESTO PARA 7 DE ABRIL
TÉCNICO-PROFISSIONAIS DE REINSERÇÃO SOCIAL MARCAM GREVE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Serviços Públicos
- Visualizações: 3203
Os técnico-profissionais de reinserção social, em funções no Sistema Nacional de Vigilância Electrónica e nos Centros Educativos de Menores, dependentes do Ministério da Justiça, irão estar em greve às horas extraordinárias, de 8 de Abril até 31 de Dezembro deste ano, para exigirem resposta do Governo às suas reivindicações, designadamente, o recrutamento de novos efectivos para a carreira, dando assim resposta ao grave problema da falta de pessoal. A falta crónica de pessoal nestes sectores, para além de promover problemas de segurança para os trabalhadores e deficiente operacionalidade dos serviços, provoca uma desregulação dos horários de trabalho, obrigando a cargas horas diárias de dez e mais horas, a alterações constantes no gozo dos dias de descanso e a modificações súbitas nas escalas de serviço.
Ler mais: TÉCNICO-PROFISSIONAIS DE REINSERÇÃO SOCIAL MARCAM GREVE
- VIGILANTES DA PRESTIBEL DENUNCIAM ASSÉDIO MORAL AOS TRABALHADORES
- GREVE DOS TRABALHADORES DOS CALL CENTERS
- PLENÁRIO DE TRABALHADORES À FRENTE DA EMEF DECIDE CONTINUAR A LUTA!
- MILHARES EM LISBOA NA MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA!
- GREVE DOS ENFERMEIROS PARA 30 E 31 DE MARÇO FOI SUSPENSA
- TRABALHADORES DA CARRISBUS CONCENTRAM-SE JUNTO DA C.M. LISBOA
- TRABALHADORES DO SBSI/SAMS UNIDOS PELA CONTRATAÇÃO COLECTIVA!
- PROTESTO JUNTO À SEDE DA ÁGUAS DE PORTUGAL
Pág. 118 de 261


