ENFERMEIROS DO IPO EM LUTA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2532
ENFERMEIROS DO IPO EM LUTA PELA PROGRESSÃO NA CARREIRA
A Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), realizou no dia 12 uma concentração com os enfermeiros em frente do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.
TRABALHADORES DA PLURAL EM LUTA
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2376
TRABALHADORES EM GREVE NA PLURAL ENTERTAINMENT
Os trabalhadores da empresa de criação de conteúdos iniciaram no dia 4 de Dezembro uma greve parcial, até ao dia 10 de Dezembro.
BOMBEIROS AVANÇAM PARA A GREVE
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2448
GRANDE PROTESTO EM LISBOA
Centenas de bombeiros sapadores e municipais manifestaram-se hoje em Lisboa, contra as medidas gravosas que o governo pretende impôr ao sector, de forma prepotente e unilateral.
15 DE NOVEMBRO: "UMA DAS MAIS BELAS E IMPRESSIONANTES JORNADAS DE LUTA"
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2517
A maior manifestação dos últimos tempos, promovida pela CGTP - Intersindical Nacional, encheu e transbordou a Avenida da liberdade!
Milhares de trabalhadores, de Norte a Sul do país, das fábricas aos call centers, da justiça à limpeza urbana, da educação à saúde, estiveram na rua e reinvindicaram a urgência de "avançar, avançar para os trabalhadores valorizar".
Acusam o Governo de não alcançar a urgente e necessária valorização do trabalho, dos salários, do emprego e da contratação colectiva.
Esta grandiosa manifestação deixou bem expressa a necessidade da luta e a certeza de que esta vai ter que continuar.
TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA DA JUNTA DE CAMPOLIDE EM LUTA PELOS SEUS DIREITOS!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2516
Ler mais: TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA DA JUNTA DE CAMPOLIDE EM LUTA PELOS SEUS DIREITOS!
GREVE DAS TRABALHADORAS DA LIMPEZA INDUSTRIAL
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2520
DIA DE LUTA NACIONAL PARA OS TRABALHADORES DA LIMPEZA INDUSTRIAL
No dia 9 de Novembro largas centenas de trabalhadores da limpeza industrial (limpeza de hospitais, escolas, transportes e universidades, centros comerciais, fabricas, escritórios, entre outros) estiveram em greve e promoveram uma manifestação do Parque Eduardo VII para a sede da associação patronal, situada na Rua Conde Redondo.
Os trabalhadores da limpeza industrial lutam pela revisão do Contrato Colectivo de Trabalho e pelo cumprimento dos direitos laborais. Há 14 anos que a associação patronal (APFS – Associação Portuguesa de Facility Services) recusa negociar com o STAD a revisão deste CCT, desculpando-se que está caducado, apesar do Ministério nunca o ter declarado e quando existem inúmeras sentenças de processos em tribunal favoráveis aos trabalhadores e que condenam os patrões, o que destrói o seu argumento falacioso!
Os processos colocados em Tribunal prendem-se com o não cumprimento de importantes direitos como o pagamento das horas nocturnas a 30% e a 50%, o pagamento dos feriados a 100% e a concessão de um dia de folga compensatória, o pagamento dos domingos, quando trabalhados, com acréscimo de 16% sobre a remuneração mensal e o pagamento desse acréscimo nos Subsídios de Férias e de Natal e a violação do direito ao local de trabalho através de transferências abusivas feitas pelos patrões. Estiveram presentes o Coordenador da União dos sindicatos de Lisboa, Libério Domingues, e o Secretário geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, que apelaram à participação na manifestação do dia 15 de Novembro.
TRABALHADORES DO NOVO BANCO EM LUTA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2598
NA LUTA CONTRA A PRECARIEDADE PELOS DIREITOS
Trabalhadores dos Serviços de Suporte Operacional, ACE do Grupo NovoBanco, S.A.
A administração do Novo Banco não aceita negociar o AE com o SINTAF (Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira) e ameaça com a possibilidade de externalização dos serviços, nomeadamente os Serviços de Suporte Operacional, ACE do Grupo NovoBanco, S.A. (GNB-SSO) e o consequente despedimento dos trabalhadores, factor que poderá causar instabilidade e contribuirá para aumentar a precariedade.
Nesse sentido os trabalhadores decidiram em plenário participar na manifestação da CGTP-IN, ao abrigo do pré-aviso de greve emitido pelo sindicato.
15 DE NOVEMBRO - GRANDE DINÂMICA DE LUTA NAS EMPRESAS E NA RUA!
- Detalhes
- Categoria hospedeira: Temas
- Categoria: Ação reivindicativa
- Visualizações: 2787
Já se sente o ambiente para a manifestação convocada pela CGTP-IN para o dia 15 de Novembro sob o lema "Avançar nos direitos, valorizar os trablhadores". As principais artérias, entradas e praças da cidade de Lisboa encontram-se decoradas com faixas e pendões que vestem os postes de iluminação. Os carros de som chamam a atenção para a importância da participação nesta grande manifestação.
Tanto os sindicatos da Administração Pública como os do sector privado emitiram pré-avisos de Greve (Auchan, Pingo Doce, Sonae, Grupo Inditex, Novo Banco, Sector da Hotelaria e Turismo, Indústria Alimentar, OGMA, Câmaras Municipais, Escolas, Serviços Públicos, etc.) possibilitando a todos os trabalhadores participarem na manifestação. São também muitos os plenários, acções de distribuição e de contacto com os trabalhadores.
Este protesto decorre no momento em que está em discussão, na Assembleia da República, o Orçamento do Estado para 2019. Em simultâneo, o Governo PS avançou com um acordo que fez com a UGT e o patronato, para alterar a lei laboral.
É possível e necessário ir mais longe na reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores e pensionistas. Este é o momento para exigir a revogação das normas gravosas da legislação laboral. Este é o momento de avançar nos direitos.
A DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS PERSISTE
No dia 4 de Novembro assinalou-se o dia da Igualdade Salarial. A Comissão Para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN fez sair uma tomada de posição onde faz referência à importância e ao papel que a contratação colectiva e o aumento do salário minimo nacional têm no combate à desigualdade salarial que ainda persiste no meio laboral.
O facto de as mulheres continuarem a ganhar menos que os homens não se trata apenas de uma disparidade: trata-se de discriminação e desigualdade salarial entre mulheres e homens. No distrito de Lisboa as mulheres trabalhadoras por conta de outrem recebem 84,1% da remuneração dos homens trabalhadores, o que corresponde a menos 16%, ligeiramente acima dos 15,8% a nível nacional. A diferença aumenta se considerarmos os ganhos mensais: as mulheres ganham 18,5% abaixo do ganho médio dos homens.
Esta desvalorização tem um impacto económico e social muito grande ao longo da vida das mulheres, com consequências também nas prestações sociais (subsidio de desemprego, pensões de reforma, etc.) o que leva as mulheres a ter um maior risco de pobreza.
Leia aqui a tomada de posição da CGTP.
- A LUTA CONTRA A PRECARIEDADE NA RTP
- TRABALHADORES DA SONAE EM LUTA!
- GREVE NA IP AFECTA OS COMBOIOS
- OS TRABALHADORES DA GRANDE DISTRIBUIÇÃO LUTAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!
- ENFERMEIROS EM LUTA PELA VALORIZAÇÃO E DIGNIFICAÇÃO DA PROFISSÃO
- SEMINÁRIO IMIGRAÇÃO EM LISBOA
- OS TRABALHADORES DO METROPOLITANO DE LISBOA ESTÃO EM LUTA
- OS VIGILANTES DA NATUREZA, SAÍRAM HOJE À RUA, PARA EXIGIR A VALORIZAÇÃO DA CARREIRA
Pág. 100 de 261


